O mercado de pisos oferece várias opções para você escolher um para a sua casa, o que geralmente não é uma tarefa fácil, ainda mais se não há um projeto arquitetônico que já estabeleça qual tipo usar.
Para que essa etapa fique mais fácil, nós separamos 5 dicas para você sair dessa dúvida, confira:
Design do ambiente
O piso precisa estar em harmonia com o resto do ambiente, por isso leve em consideração o design e objetivo daquele cômodo. A cozinha, por exemplo, combina mais com pisos frios, já no quarto pode ser utilizado um mais quente.
Custo-benefício
Leve em consideração o custo do piso como um todo, seu preço inicial, seu custo para instalação e principalmente sua manutenção. Qual a periodicidade da manutenção? Qual o custo?
Como o mercado é muito amplo, você também pode ter acesso a opções mais em conta que sejam muito semelhantes a outras mais caras.
Lembrando sempre que é necessário levar em consideração essa e as demais dicas em conjunto, para que você encontre o modelo ideal.
Textura
O ambiente é interno ou externo? A textura pode variar de acordo com o cômodo em questão. Em ambientes externos podem ser utilizados pisos antiderrapantes, já os internos é recomendado o uso de pisos lisos, como porcelanato e laminado, por exemplo. Leve em consideração a atmosfera que você quer trazer ao ambiente. Pisos mais foscos tendem a deixar os ambientes mais elegantes e aconchegantes, por exemplo.
Objetivo do ambiente
Como já citamos aqui, é necessário que você tenha em mente qual o objetivo daquele ambiente. A cozinha, por exemplo, por ser um ambiente onde você geralmente estará exercendo alguma atividade, precisa ser um local mais claro e com piso frio, algo que estimule e não faça você sentir que ali é um local de descanso, afinal esse é o papel do quarto.
Rotina
Além da manutenção técnica do piso, há a manutenção da limpeza. É preciso considerar a sua rotina para ser mais assertivo na hora da escolha e optar por um modelo que não exija um tempo que talvez você não tenha para mantê-lo.
É importante atentar-se a esses detalhes, pois o piso não é algo que trocamos com muita facilidade, como móveis e pintura na parede. Esperamos que com essas dicas você consiga sair da dúvida e escolher a opção perfeita para o seu ambiente!