Pular para o conteúdo

Móveis e bem-estar: 5 dicas para sua cozinha ficar ergonômica

A cozinha é um cômodo que precisa ser funcional, afinal é nele que você irá realizar diversas atividades todos os dias. Pensando nesse contexto, é ideal que o ambiente esteja preparado para que você exerça essas atividades de forma confortável e que não prejudique sua saúde.

Para te ajudar, nós trouxemos 5 dicas para que a sua cozinha esteja na medida perfeita para que você não sofra com a falta de ergonomia, confira:

O que é ergonomia na cozinha?

Antes de tudo, é necessário que você entenda do que se trata a ergonomia e como ela se aplica na sua cozinha. Basicamente, a ergonomia é uma ciência que visa entender sobre a interação humana com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho. Antes, ela era mais observada em ambientes corporativos, como empresas e demais espaços de trabalho. Porém, com o passar do tempo, viu-se que era importante observar a ergonomia em nosso dia a dia, principalmente em atividades diárias.

Pequenos esforços e repetições realizadas de forma errada e com certa frequência, podem também acarretar em diversos problemas de saúde, como hérnia de disco, por exemplo.

Como a cozinha é um dos cômodos mais utilizados diariamente de forma dinâmica, seja para cozinhar, para lavar louça ou outras atividades, ela começou a ganhar um olhar especial em relação à ergonomia. 

Por conta disso, cada vez mais as pessoas estão preferindo planejar o ambiente para que ele atenda as necessidades e que ofereça esse conforto diário, com bancadas na altura ideal, espaço para circulação e outros fatores que iremos citar logo abaixo.

Dicas para uma cozinha ergonômica

Definindo o espaço

O primeiro passo é fazer um esboço de onde ficará cada “setor” da cozinha. Separe o espaço destinado ao preparo das refeições, limpeza, área de convivência, armazenagem de utensílios, etc. Com isso, é possível facilitar o projeto do espaço e deixar o ambiente mais organizado.

Altura da bancada

Como citamos acima, a altura da bancada é um dos fatores que vai ter grande impacto na ergonomia do ambiente, pois é um espaço que geralmente é bastante utilizado. O ideal é que a bancada tenha uma altura onde a pessoa não precise ficar curvada e nem com os braços muito erguidos ou na ponta do pé para realizar as atividades. Caso haja mais de uma pessoa que utilizará o espaço com frequência e possua uma diferença considerável de altura, há a possibilidade de fazer uma sobreposição, deixando uma parte mais alta que a outra.

Armários

Os armários são essenciais quando o assunto é funcionalidade. Nossa dica é que os armários inferiores estejam localizados sob a bancada, contendo a mesma profundidade dela, com 2 cm de recuo, que irá contribuir para que a água da pia não respingue no móvel. 

É recomendável que os móveis superiores estejam a 60 cm da bancada, mas é sempre bom adaptar a sua altura e das pessoas que moram na sua casa. Além disso, é interessante armazenar os itens diários em armários em que você não precise se abaixar ou se esticar muito para pegar.

Circulação

É muito importante que o ambiente tenha uma boa circulação para que todos possam utilizar o ambiente sem bater nos móveis e também para que o espaço possa ser usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, aumentando a interação entre a família.

Iluminação

A iluminação também é muito importante para a ergonomia, afinal uma má entrada de luz implica em uma baixa visualização do ambiente, que pode acarretar em esforço ocular, execução errada das atividades e outros riscos. 

Para isso, opte por móveis que não impeçam a entrada da luz natural e invista também em um bom projeto luminotécnico. 

 Sua cozinha com a Dimare

A Dimare é especialista em projetar ambientes para que eles se adaptem a você e sua família. Contamos com diversos padrões e texturas para que a sua cozinha seja funcional, tenha a estética dos sonhos e dure por muitos anos!

Entre em contato ou acesse nosso site e venha conferir!