Pular para o conteúdo

Regra dos 3: como harmonizar sua decoração utilizando a técnica

Decorar uma casa é uma tarefa prazerosa, mas que exige certa atenção e cuidado, pois vai além de escolher os móveis, cores e itens decorativos, englobando harmonia e outros fatores importantes. 

Para te ajudar a deixar seu ambiente bem decorado sem prejudicar a harmonia, nós trouxemos a regra dos 3, muito utilizada na hora de equilibrar os elementos que irão compor os cômodos, confira:

O que é a regra dos 3?

A regra dos 3 basicamente defende que um é pouco, dois é bom e três é o ideal que, nesse caso, é utilizado para se referir a itens decorativos. 

No design de interiores entende-se que agrupar 3 elementos é a melhor forma decorar, pois essa combinação proporciona equilíbrio e harmonização para o ambiente.

Vantagens

Dentre as diversas vantagens de se aplicar essa regra, nós podemos citar:

  • Conforto visual;
  • Equilíbrio na decoração;
  • Evita que o ambiente fique visualmente poluído;
  • Facilidade na hora de decorar;
  • Contribui para a organização do espaço;
  • Traz um maior dinamismo e destaque para pontos onde essa combinação está inserida.

Como utilizar?

Essa técnica é dividida em 3 “setores”, sendo eles elementos decorativos, mobília e cores e texturas. 

O mais legal é que você consegue aplicá-la na decoração de todos os cômodos sem, necessariamente, a ajuda de um profissional.

Na mobília

Você pode combinar móveis e eletrodomésticos na regra dos 3, como por exemplo, TV, sofá e poltrona na sala de estar. Na cozinha é possível fazer essa tríade com pia, fogão e geladeira. 

Nas texturas e cores

As cores e texturas influenciam principalmente no impacto visual, podendo definir se o ambiente trará um aspecto agradável ou não. 

O que geralmente deixa um ambiente poluído visualmente são as cores e texturas excessivas, trazendo muita informação para o local.

Seguindo a regra dos 3 você pode equilibrar 3 cores ou texturas em um mesmo cômodo, como uma base de cor neutra, outra mais forte em locais de destaque e uma terceira que funcione como um tom de transição, um meio termo. 

Já nas texturas você pode apostar em uma superfície que carregue uma maior informação, como um painel de madeira ripada, com elementos de vidro e metal.

Itens decorativos

Escolha o local que você deseja incluir elementos decorativos e aplique a regra dos 3 escolhendo 3 itens para compor aquele espaço. Um bom exemplo são as mesinhas de cabeceira, que você pode incluir um livro, um vaso de flores e um porta-retrato, por exemplo. 

Aplicar a regra dos 3 pode te ajudar a economizar nos itens e ser mais assertivo(a) na hora de compor seus cômodos. Essa técnica torna-se ainda mais poderosa quando combinada com móveis planejados, que irão auxiliar nessa combinação de tons e texturas. 

A Dimare é referência no mercado e especialista quando o assunto é construir ambientes harmônicos e equilibrados.

Acesse nosso site e conheça a loja Dimare mais próxima de você!